• Dr Victor Miranda

COMO IDENTIFICAR OS SINAIS E SINTOMAS DE DIABETES TIPO 2

Atualizado: 10 de Jan de 2019

Infelizmente o diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa, que se mantem por anos como uma doença assintomática. Muitos pacientes demoram anos para descobrir que estão diabéticos e alguns anos mais para se tratar. Por isso não podemos esperar os sinais do diabetes surgirem.

Como se trata de uma doença silenciosa, ter ciência dos principais sinais e sintomas do diabetes tipo 2 pode ser o ponto de partida para o diagnóstico.

O diabetes é uma doença que acumula danos ao organismo com o passar do tempo. Quanto mais se demora para iniciar o tratamento, mais danos os nossos órgãos sofrem.

Imagine um carro. Você compra ele novo, funcionando perfeitamente bem. Mas, antes de sair da concessionária o vendedor já te alerta: "Não esqueça das revisões!". Com nosso corpo funciona do mesmo jeito.

Carro sem manutenção vai te deixar na mão uma hora ou outra.

Saúde sem manutenção também, porém o preço é mais alto. Você perde qualidade de vida..

Por isso é fundamental fazer o diagnóstico precoce do diabetes, evitando assim que as complicações surjam e causem grandes danos.

Para isso, consultas de prevenção são tão importantes. Um check-up com exames simples e acessíveis já nos conta tudo. Além disso, existem alguns fatores de risco que aumentam a chance de uma pessoa desenvolver diabetes tipos 2. Esses fatores de risco surgem antes mesmo de um exame alterar. Alguns deles podem surgir até 10 anos antes do diagnóstico do diabetes.

Esperar a glicemia de jejum passar de 100mg/dl para se cuidar é um erro grave! Você já estará perdendo saúde há tempos!

Quais são os fatores de risco para desenvolver diabetes tipo 2?

Veja a lista abaixo. Se você faz parte de algum desses grupos,, fique atento! Sua chance de desenvolver diabetes tipo 2 é grande.

Para todos:

• Pessoas com 45 anos ou mais, pois acumularam maus hábitos ao longo da vida;

• Os sedentários, aqueles que não praticam exercícios físicos;

• Histórico familiar de diabetes tipo 2, especialmente pais ou irmãos;

• Pessoas com pressão alta;

Para as mulheres:

• Diagnóstico de diabetes gestacional;

• As que deram a luz a bebes que pesaram mais de 4.5kg

• Ovários policísticos;

• Colesterol HDL menor que 50 mg/dl;

• Excesso de peso;

Para os homens:

• Colesterol HDL menor que 40 mg/dl;

• Concentração de gordura abdominal;

• Impotência sexual.

Além desses fatores de risco, existem sinais do diabetes que podem chamar a atenção para o diagnóstico, indicando a necessidade de procurar um médico.

Quais são os sinais do diabetes tipo 2? Quando suspeitar que eu posso ser um diabético?

O diabetes causa danos em vários órgãos e tecidos do corpo, dos pés a cabeça.

Por isso, fique muito atento se você perceber:

• Infecções de pele que demoram a cicatrizar ou que são recorrentes;

• Piora da qualidade da visão;

• Perder peso sem querer e de maneira acelerada;

• Cansaço sem motivo;

• Sede constante;

• Maior vontade de urinar, especialmente a noite;

• Sensação de calor ou formigamento nos pés;

PORQUE EU DEVO ME PREOCUPAR COM O DIABETES? QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO DIABETES TIPO 2 NÃO TRATADO?

O diabetes tipo 2 é um combustível para a piora e complicações de várias doenças. Por exemplo, se você é hipertenso, ao se tornar diabético suas chances de sofrer alguma complicação podem aumentar em mais de 50%!

De maneira geral, o diabetes, quando não tratado corretamente, causa as seguintes complicações:

• Na visão: cegueira;

• No coração: Infartos, arritmias;

• No cérebro: Acidente vascular cerebral (AVC ou derrrame), demência;

• Nas pernas: amputações e infecções que não curam;

São complicações graves, potencialmente fatais e que não podem ser neglicênciadas.

Está na dúvida? Identificou algum fator de risco? Procure um profissional médico e veja como está sua situação.

Está de bem com saúde? Parabéns! Continue investindo em prevenção. Esse é o caminho para um envelhecimento saudável.

#diabetestipo2